terça-feira, 21 de agosto de 2018

Os Benefícios do Chá de Marcela Para Saúde


Os 40 Benefícios do Chá de Marcela Para Saúde que poucas pessoas conhecem. Além disso, a Marcela é uma erva tipicamente brasileira (também vindo a ser conhecida por nomes como macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional) que se prolifera em localidades quentes, com propriedades medicinais conhecidas popularmente.

Tem como características ser uma planta que surge anualmente e têm as folhas alongadas, verdes e serrilhadas acompanhada também de pequenas flores branco-amareladas recoberta de pelos, sem contar um aroma inconfundivelmente agradável.

Sendo da família das Asteraceae, esta planta vem ser de superstição e cultura dos gaúchos. Os nativos tradicionalmente acreditam que na sexta-feira santa deve ser colhida a erva antes do nascer do sol. Vindo assim, ao seu chá ser mais eficiente neste período.

A Marcela também é símbolo do próprio Rio Grande do Sul, talvez devido a isso esta erva venha a ser tão fortemente inserida na realidade da cultura sulista.

Propriedades do Chá de Marcela:

A Marcela possui em sua essência diversos benefícios para a saúde do ser humano. Vindo a ter propriedades com poderes adstringentes e calmantes até a clareador natural de cabelos, sendo assim, podendo ser usada para fins internos e externos.

Macela não se come, que eu saiba, mas se usa em chá, sachês para os armários, travesseiro de ervas, bonecas de pano e até colchões, sempre se buscando seus efeitos calmantes que vêm do seu óleo aromático intenso porém suave, que não causa alergias.

Evita e Controla a Gastrite Nervosa:

A Marcela é famosa por suas propriedades calmantes e assim, pode ajudar muito nos casos de gastrite nervosa. Também chamada de dispepsia funcional, a gastrite nervosa é uma condição que afeta o estômago da mesma forma que a gastrite clássica, provocando dor e sensação de queimação. Porém, as causas principais são o estresse e a ansiedade.

2. Auxilia na Má Digestão:

Algumas pessoas costumam levar muito mais tempo para digerir os alimentos causando um certo incômodo. O Chá de Marcela ajuda nesse sentido e também evita e controla os problemas advindos dessa condição como a azia.

A azia está diretamente relacionada com o refluxo, ou seja, o retorno do suco gástrico para o esôfago. As causas para isso são alguns maus hábitos de vida e também o tipo de dieta. Além do chá, você também pode mudar algumas atitudes como não deitar por, pelo menos, 30 minutos após o almoço.

3. Atua Contra o Estresse e Ansiedade:

Esse é um dos benefícios mais conhecidos do Chá de Marcela. Assim como outros, o chá possui propriedades calmantes, promovendo o relaxamento do corpo. Ele é capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar prolongada.

4. Reduz a Queda de Cabelo:

A queda de cabelo é uma condição bastante comum, tanto em homens quanto em mulheres e há diversas causas para isso. O uso de diversos produtos químicos como tinturas, escovas progressivas e também a má alimentação são algumas das causas desse problema.

Outro grande causador da queda de cabelo é o estresse crônico. Pessoas que trabalham em setores de grande estresse podem desenvolver a queda. É um estímulo diário ao organismo que acaba causando esse problema. Por ajudar no controle do estresse, o Chá de Marcela pode ser bem útil nesse caso.

5. Ajuda no Tratamento de Feridas:

Ao usar a marcela externamente e aplicá-la em feridas e cortes, a cicatrização acontece em ritmo mais acelerado. Isso também ajuda evitar problemas com inflamações e infecções na pele. Isso acontece, principalmente, por conta da propriedade adstringente que possui.

6. Atua no Tratamento da Azia:

Por ajudar na má digestão o Chá de Marcela também ajuda a combater e a tratar a azia, que é o efeito de uma digestão realizada de maneira incorreta, incompleta ou insuficiente. Geralmente a azia origina uma sensação de queimação na garganta e muitas vezes pode levar a náuseas e vômitos. Assim, ingerir o Chá de Marcela elimina todos esses sintomas e ainda o corpo a digerir o resto da refeição.

7. Combate o Estresse:

Assim como muitos chás, o Chá de Marcela possui uma propriedade altamente calmante e relaxante, eliminando ou diminuindo efeitos do estresse e da ansiedade em geral. Isso é possível graças à sensação de relaxamento causada pela ingestão da bebida, garantindo uma sensação de bem-estar prolongada e muito necessária para muitas pessoas.

8. Previne a Queda de Cabelos:

Outro fator que pode estar bastante relacionado ao emocional é a queda de cabelos, já que mediante situações de muita ansiedade e estresse os cabelos podem começar a cair. Por isso, quem está sofrendo com quedas de cabelos pode usar esse chá como uma ferramenta para diminuir esse efeito.

9. Possui uma Propriedade Adstringente:

O Chá de Marcela também possui uma propriedade adstringente, que garante a contração de vasinhos que ficam sob a pele. Isso permite um controle maior da oleosidade da pele e diminuição da aparência dos poros, que ficam menos dilatados.

10. Ajuda a Coagulação:

Quem possui problemas de coagulação também pode encontrar nesse chá um aliado, já que sua propriedade adstringente favorece o fechamento dos vasos, ajudando na coagulação e, portanto, na cicatrização do local.

11. Ajuda na Retenção de Liquido:

O inchaço provocado pela retenção de líquidos pode trazer diferentes problemas, inclusive os estéticos, como é o caso da celulite. Além de aumentar a hidratação do corpo, a ingestão desse chá também possui propriedades específicas que auxiliam a eliminação do líquido acumulado, tratando a retenção de líquidos.

12. Ajuda a Parar de Fumar:


Por diminuir a ansiedade e o estresse o consumo desse chá ajuda quem deseja parar de fumar definitivamente. Apesar disso, o chá não fará nenhum milagre e, sim, ajudará nas crises de abstinência. Por isso é preciso primeiro parar de fumar para que esse chá possa fazer o seu papel e ajudar que o vício não retorne.

13. Controla o Apetite:

Quem possui problemas de compulsão alimentar ligada à ansiedade pode utilizar esse chá como uma forma de controlar e impedir a obesidade. Além disso, quando ingerido antes ou após as refeições esse chá também pode gerar uma sensação de saciedade.

14. Possui Propriedades Esterticas:

Apesar de suas propriedades medicinais o Chá de Marcela também possui propriedades estéticas e seus componentes são amplamente utilizados em produtos para ajudar a controlar a oleosidade da pele.
15. Benefícios do Chá de Marcela Para Tratar Feridas:

O uso tópico, ou seja, feito externamente, também é uma das possibilidades de uso do Chá de Marcela. Nesses casos, a bebida ajuda a cicatrizar os locais machucados e também ajuda a evitar infecções. Essa propriedade tópica está ligada principalmente à sua propriedade adstringente.
16. Benefícios do Chá de Marcela Para Hidratar o Corpo:

O inchaço provocado pela retenção de líquidos pode trazer diferentes problemas, inclusive os estéticos, como é o caso da celulite.

Além de aumentar a hidratação do corpo, a ingestão desse Chá de Marcela também possui propriedades específicas que auxiliam a eliminação do líquido acumulado, tratando a retenção de líquidos.

17. Benefícios do Chá de Marcela Como Anti-inflamatório:

Graças à sua propriedade calmante, esse Chá de Marcela também ajuda a diminuir os efeitos de dores inflamatórias em geral, como cólicas e dores de cabeça.

Causando um relaxamento no corpo, a pessoa que ingere esse Chá de Marcela fica menos focada na dor e os músculos ficam menos tensos, garantindo uma sensação de bem-estar.
18. Combate o Chulé:

Isso mesmo. Acredita-se que o Chá de Marcela pode ajudar a tirar o cheiro desagradável dos pés, também conhecido como chulé. A receita para esse fim é a seguinte: preparar uma infusão de 30 g de flores de marcela para 1 litro de água, passar o líquido obtido em compressas e aplicar essas compressas no pé de três a quatro vezes por dia.

19. Serve Como Aromatizante:

O aroma da marcela pode auxiliar a amenizar as dores de cabeça, acalmar os nervos e colaborar com casos de insônia. No entanto, não é indicado tomar o chá para tais fins, mas sim colocar as flores de marcela embaixo do travesseiro antes de dormir.


20. Tem Ação Diurética:

Uma bebida diurética é aquela que estimula a eliminação de líquido retido no corpo. Vale lembrar que a retenção de líquidos provoca o inchaço, o que não é nada agradável para quem luta contra a balança. Por isso, podemos entender que essa é outra forma pela qual a bebida pode ajudar quem deseja e/ou precisa emagrecer.

Confira Outros Benefícios da Marcela Para Saúde:
  • Alivia stress e ansiedade;
  • Clareia os fios de cabelo e acaba com a queda;
  • Ameniza cólicas intestinais;
  • Regula a desordem menstrual;
  • Trata diarreia, disenteria, azia e dores de estômago;
  • Controla as contrações musculares bruscas;
  • Melhora a digestão, evita disfunções e perturbações gástricas;
  • Trata casos de epilepsia, cefalalgia, reumatismo e impotência;
  • Acaba com a retenção de líquidos;
  • Pode ser eficiente na lavagem de pés fétidos;
  • Ajuda a pele e cabelos a adquirirem mais saúde;
  • Pode ser usado para tratar resfriados.

Contraindicações e Cuidados com o Chá de Marcela:

É importante saber que não é indicado tomar o Chá de Marcela na gravidez, porque a bebida estimula a contração uterina e o sangramento vaginal. Vale ressaltar ainda que alguns especialistas acreditam ser verdade o Chá de Marcela aborta, sendo proibido para as gestantes.

Nos casos em que a mulher achar que estiver gestante, deve fazer o exame para confirmar a gravidez antes de tomar a bebida.

Pessoas que estejam submetendo-se a um tratamento quimioterápico jamais devem utilizar a marcela. Quem tem alergia à planta ou a um de seus componentes também não deve fazer o seu uso. A marcela pode desencadear reações alérgicas em pessoas mais sensíveis.

quinta-feira, 22 de março de 2018

10 Benefícios de Óleo de Peixe para a Saúde




Fonte de ômega 3, o óleo de peixe, é um dos suplementos favoritos da atualidade por conta dos inúmeros benefícios, sendo muitos dos quais comprovados em estudos científicos.

Considerado um ‘faz-tudo’, já que ele é uma ótima fonte de obtenção de ômega 3 ácido graxo essencial e não produzido pelo corpo humano, o óleo de peixe vem sendo o favorito na rotina de quem deseja se alimentar bem.

Na alimentação dos brasileiros, há uma preocupação que prioriza muito mais o consumo de ômega 6 do que de ômega 3, mas isso pode causar diversos distúrbios e malefícios a saúde, dentre eles a diabetes, a obesidade, além de doenças crônicas e do coração.

Embora o ômega 6 e o ômega 3 sejam essenciais, é preciso ter equilíbrio na proporção entre eles, já que a ingestão excessiva de ômega 6 provoca desequilíbrio de ômega 3 no organismo.



I) O que é o ômega 3?

O ômega 3 é um conjunto de gorduras, dos quais fazem parte o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenoico) considerados ácidos graxos poli-insaturado e que por sua vez, são encontrados em maior quantidade em alimentos como peixes, frutos do mar e óleo de peixe.

O EPA é importante por sua ação anti-inflamatória, pois atua na produção de substâncias anti-inflamatórias chamadas prostaglandinas E3, apresentando benefícios cardiovasculares e a circulatórios, impedindo que as plaquetas se unam formando trombos (coágulos) que podem causar trombose e derrame cerebral (AVC).

O DHA (docosahexaenoico) é considerado um ótimo alimento para o cérebro e memória, já que grande parte do cérebro é composto por gorduras.

Em relação aos benefícios, o DHA contém propriedade antioxidante e está envolvido com diversos processos cognitivos, além da correta sinalização entre os neurônios.


Há estudos que afirmam que o DHA pode aumentar a produção de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras, tendo efeito positivo contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. O DHA também tem papel importante no desenvolvimento fetal, além de fazer parte da retina dos olhos.
II) A partir do exposto acima, destacamos 10 benefícios do óleo de peixe para a saúde:



1 – Melhora a saúde dos olhos

Por manter altos níveis de ômega-3 e ácidos graxos essenciais, o óleo de peixe oferecem um proteção substancial contra a degeneração macular (DMRI) dos olhos, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando em perda da visão central e é a principal causa de cegueira em pessoas mais de 50 anos. Além de reduzir o risco da síndrome do olho seco.

2 – Previne diversas doenças

Ele diminui os fatores de risco associados com doenças inflamatórias, a aterosclerose, angina, doença coronária, ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca congestiva e diabetes.

3 – Diminui a pressão arterial

Fazendo aumentar a vasodilatação, reduzindo a inflamação vascular
e a inibindo um constritor do vaso sanguíneo (o tromboxano), tudo por conta do DHA presente em sua composição;

4. Aumenta a energia do corpo

O óleo de peixe também é fonte de energia, pelo aumento na utilização dos depósitos de gordura. Isso significa que ele torna possível, por diversos processos, o aumento da conversão de calorias em energia.

5 – Melhora a memória

Em decorrência da presença de DHA, importante para as membranas do cérebro, memória e função cognitiva, os pesquisadores da Sociedade Radiológica da reunião anual da América do Norte descobriram que as pessoas que comem peixes (sejam assados ou grelhados e não fritos) tinham cérebros maiores e células maiores nas áreas do cérebro responsável pela memória e aprendizado, tinham maior massa cinzenta.

Eles acreditam que o volume cerebral maior pode ajudar a diminuir o risco de declínio cognitivo presentes na doença de Alzheimer.

6 – Aumenta os níveis de serotonina

Considerado o neurotransmissor da “felicidade” que irão diminuir a incidência de depressão, ansiedade, ataques de pânico. Em estudo realizado com 52 gestantes, os médicos descobriram que uma cápsula de 300 mg de ômega-3 durante a gravidez reduziu de modo significativo o risco destas de terem depressão pós-parto.

7 – Beneficia as funções cardiovasculares

Diminui o LDL (colesterol ruim), triglicérides e aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) diminuindo os riscos de AVC.
O ômega-3 presente no óleo de peixe tem ação protetora do coração, das artérias e das veias.

As chamadas ‘gorduras boas’ ajudam na redução do colesterol, diminuem a coagulação, relaxando e diminuindo a inflamação nos vasos sanguíneos.

8 – Combate o estresse

A suplementação com ômega 3 inibe a ativação adrenal de aldosterona, adrenalina e noradrenalina (catecolaminas) provocadas pelo estresse mental.

9. Retarda o envelhecimento

Na Grã-Bretanha, na Universidade de Aberdeen, pesquisadores comprovaram a eficácia da ingestão diária de ácidos graxos provenientes de óleos de peixe numa associação combinada a exercícios físicos no combate ao envelhecimento.

10. Mantém a pele e cabelo saudável

Ajuda a formar os tecidos, a prevenir doenças ósseas e a combater a anemia, isto por causa da riqueza em ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12.

O ômega-3 do peixe é exatamente o tipo de gordura saudável, ajuda a manter a pele, os olhos, os cabelos brilhantes e, além do que são coadjuvante no tratamento de doenças da pele, como a psoríase e as dermatites.

Assim mesmo, se você ainda não estiver convencido dos benefícios na ingestão do óleo de peixe feito por cientistas, estudiosos, pesquisadores, deixe, então, tudo de lado e lembre-se do que diziam as avós: Quem come peixe tem bonitos dentes!